O COLÉGIO COOPERATIVO


O Colégio de Educação Básica Cooperativo mantém os cursos de Educação Infantil (Maternal I, II e III, Pré I e II (também em regime de período Integral)), Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª séries), utilizando a denominação Colégio Cooperativo, mantido pela Cooperativa Regional de Ensino de Presidente Prudente – SP, com sede à Rua Ricardo Anderson Christofano, 425º, Jardim Carandá, Presidente Prudente, fone/fax: (0**18) 3906-2532.

A estrutura pedagógica é alicerçada na ação da Direção Pedagógica e Coordenadores. A Coordenação se desdobra no atendimento da Educação Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental , e Ensino Médio, garantindo uniformidade ao trabalho docente e seqüência operacional nos diferentes níveis de ensino.

O Colégio mantém Corpo Docente qualificado, proporcionando-lhes cursos periódicos com profissionais de mais alto nível, oportunizando agregação de conhecimentos didáticos.

 

Educação Infantil

A Proposta Pedagógica do Colégio Cooperativo tem como finalidade proporcionar oportunidade de desenvolvimento da identidade, da autonomia e de diferentes competências de cada criança, por meio da organização de um ambiente educativo que privilegia as interações, as brincadeiras e as experiências que promovem a aprendizagem.

A Educação Infantil, de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), tem como objetivo promover a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças de 3 a 5 anos (mat.III, Pré I e Pré II) por meio de experiencias lúdicas, interativas e significativas norteadas por princípios de aprendizagem e pelo trabalho didático organizado por princípios de experiencias:

  • Ação e Exploração;
  • Diálogo Contínuo;
  • Intervenção Didático;
  • Valorização das Interações;
  • Resoluções de Problemas;
  • Trabalho em Grupo;
  • Valorização da Brincadeira.

A parceria entre Escola e Família é o que vai consagrar todo o trabalho realizado na Educação Infantil, e o respeito e a confiança são a base que garantirão o sucesso dele.

Ensino Fundamental I

No Ensino Fundamental I, o aluno deve ser estimulado ao desenvolvimento do raciocínio lógica e crítico, da imaginação e da sensibilidade estética, tendo a oportunidade de aprender os conteúdos em interação com a realidade, aplicando os conhecimentos no dia a dia de forma dinâmica e prazeirosa.

No Colégio Cooperativo, o aluno do Ensino Fundamental I é inserido em um espaço de inúmeros estímulos, que buscam não só despertar novas interações, invenções e criar conhecimentos, mas também ampliá-los por meio das múltiplas linguagens e desenvolvê-los de modo cooperativo, usufruindo da criatividade, do encantamento pelo mundo da leitura e da estruturação do pensamento.

Ao vivenciar e explorar diferentes situações na vida escolar, o aluno constrói a capacidade de decodificar e interpretar suas experiências. E, fazendo uso da linguagem, obtém melhor entendimento do mundo, além de refletir e questionar tudo o que já é conhecido, promovendo, assim, a aprendizagem.

O aluno é motivado a se desenvolver nos aspectos cognitivos e emocionais, aumentando o autoconhecimento por meio de momentos lúdicos e contextualizados. Os educadores deste segmento trabalham para que cada aluno seja um ser único e coletivo, particular e global. E, acima de tudo, uma pessoa feliz.

Ensino Fundamental II

O Ensino Fundamental II atende estudantes que estão inseridos na faixa etária entre infância e adolescência, fase marcada por intensas mudanças decorrentes de transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais.

Nesse período da vida, como bem aponta o Parecer CNE/CEB nº 11/2010, ampliam-se os vínculos sociais e os laços afetivos, as possibilidades intelectuais e a capacidade de raciocínios mais abstratos. Os estudantes tornam-se mais capazes de ver e avaliar os fatos pelo ponto de vista do outro, exercendo a capacidade de descentração, “importante na construção da autonomia e na aquisição de valores morais e éticos”.

Partindo desses pressupostos e com o compromisso de proporcionar uma formação integral agregada à aquisição de conhecimentos, o Colégio Cooperativo oferece aos estudantes desse ciclo atividades que estimulam a reflexão e a análise por meio de aulas práticas, pesquisas e trabalhos em equipe.

Abordando conteúdos interdisciplinares e fazendo uso dos recursos tecnológicos, os professores tornam as aulas mais atrativas aos estudantes, ao mesmo tempo em que os orientam para uma participação mais consciente na cultura digital.

Ao incorporar as novas linguagens e possibilidades de comunicação, presentes tão fielmente no dia a dia dos estudantes desta fase, são instituídas novas estratégias de promoção da aprendizagem e interação entre professores e estudantes.

Caminhando nesta direção, o trabalho realizado ao longo do Ensino Fundamental II no Colégio Cooperativo, contribui para que estes estudantes estabeleçam uma relação entre seus anseios com o futuro e a continuidade no Ensino Médio. Esse processo de reflexão resulta no desenvolvimento pessoal e social de cada indivíduo.

Ensino Médio

Atualmente, a educação escolar vem se transformando impulsionada pelas situações vivenciadas por cada indivíduo ao longo de sua vida.

Ao falarmos sobre educação escolar, somos remetidos ao futuro, pensamos na humanidade em geral, vislumbramos adultos empreendedores. Daí surge a preocupação por parte dos pais, professores e estudantes em elaborar projetos para que os objetivos e propósitos profissionais sejam alcançados.

É pensando no futuro e bem-estar profissional dos nossos jovens que o Colégio Cooperativo desenvolve, no Ensino Médio, atividades que reforçam no estudante sua autonomia. Os estudantes são orientados a buscar informações, por meio de pesquisas de campo, excursões culturais e fazendo uso dos recursos tecnológicos, para compreenderem melhor o mundo ao seu redor e tornarem-se protagonistas do próprio aprendizado. O trabalho dos professores está voltado ao protagonismo na educação; existe uma troca de saberes e conhecimentos em que aprendente e professor são fonte de conteúdo.

Diferentes ferramentas pedagógicas são utilizadas de forma que os estudantes interajam com toda a Turma, sugiram atividades e compartilhem experiências com os demais para estimular sua capacidade criativa, motivando-os a desenvolver um olhar multifocal, fazer análises de situações do cotidiano, estabelecer metas, corrigir rotas, administrar emoções e gerenciar pensamentos. Os temas abordados diariamente oportunizam aos estudantes perceberem a realidade sob pontos de vista diferentes.

Essa forma de aprendizado permite explorar melhor as dificuldades e facilidades de cada aprendente, favorecendo a criação de um ambiente mais compreensivo e colaborativo.

O trabalho desenvolvido com os estudantes do Ensino Médio no Colégio Cooperativo se resume em “dar voz a todos, de maneira que cada um enxergue, em sua particularidade, uma grande capacidade de construir!”

ALUNOS

Aulas Agendadas
O Colégio oferece aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, durante todo o ano letivo, um atendimento diferenciado através de aulas agendadas diretamente com o profressor regente, sem ônus extra.

O objetivo desse trabalho é atender aos alunos que apresentarem dificuldade na apreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula.

Aulas de Laboratório – Ensino Fundamental (4º Ano ao 9º Ano) e Ensino Médio

As aulas de Laboratório de Ciências Físicas e Biológicas serão ministradas nos horários das aulas.

Aptidão Esportiva

A importância da atividade física e os benefícios da prática esportiva não se resumem a elementos vantajosos para o corpo humano, mas a algo fundamental para a mente e a sociabilidade do indivíduo.

Pensando no aprimoramento do bem-estar integral dos estudantes, o Colégio Cooperativo proporciona um complemento das aulas de Educação Física por meio de treinamentos onde é oportunizado a cada um a descoberta ou aperfeiçoamento das habilidades esportivas.

Esse trabalho é desenvolvido pelo Professor de Educação Física, Paulo Lima, nas segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17 horas.

Eventos culturais

A formação da criança e do jovem é a tônica do Colégio, motivando a promoção de eventos culturais específicos para cada curso, respeitados os interesses e necessidades de cada faixa etária e nível de escolaridade.

São organizadas: Festas de Confraternização pelo Dia das Mães, Dia dos Pais, Festa Junina, Semana da Criança, Comemorações cívicas semanais, Gincana cultural – lúdica e esportiva, Semana da Saúde, Mostra Multidisciplinar, entre outras.

São também organizadas Palestras para os alunos com profissionais de diferentes áreas de atuação.